quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

posta à prova

tudo começa com uma sugestão do meu pupilo h. que me levou a inscrever para fazer umas provas para entrar no exército. fui convocada para comparecer em belém na segunda-feira às oito da manhã. e lá fui eu. não com altas expectativas, mas pronta a dar o meu melhor. chego lá, mandam-nos encostar a uma parede e, como manda a tropa, fomos recebidos de um modo agri-doce, que a mim nada me afetou. vamos aos primeiros testes: medições. até aqui tudo tranquilo. entrei na sala... um oficial sentado numa mesa a registar e outro a fazer a medição. eu entro e ouço:
 
- que perfume é que você usa?
- ahhh... chance eau fraiche...
- hum?
- chance eau fraiche...
- para si também!
(eu já a ver a minha vida a andar para trás...) que bonitos olhos azuis ele tinha.
 
segundo teste: visão.
- quem tem óculos ou lentes de contato, faça favor de os retirar.
agora é que a porca torce o rabo. sem as minhas lentes não sou ninguém. mrs magoo, toupeira, o que quiserem, mas é assim que eu fico.
- encoste o queixo.
resultado: cinco dioptrias em cada olho. espetacular. eu já sabia. olhos verdes e tão benitos que vêem tão mal.
- com estas dioptrias fica inapta. a soma dos dois olhos não pode ser superior a seis.
e foi assim que, ao fim de quinze minutos, me vim embora. desiludida, pois estava à espera de chumbar por tudo, menos por isto. lembrei-me lá alguma vez que quem via mal não podia ser sargento.
 
entre coisas más, há-de vir sempre uma que nos faz sorrir. estavamos já seis sentadas na sala de espera para virmos embora, um oficial chega (o do perfume), aponta para mim e diz:
- sabe uma coisa?
-?!?!?!?!
- com esses olhos e com esse perfume... quem fica a perder é a tropa, não é você...
-*#%&7
 
tive de me rir. a ida a belém, apesar de curta, fez-me pensar que nem tudo está perdido. até novembro, data do próximo concurso, há muito a fazer. ;)

1 comentário: